Caracterização e identificação dos problemas comportamentais nos T.E.A

O curso "Caracterização e identificação dos problemas comportamentais nos T.E.A" ficará disponível para acesso durante 30 dias a partir da efetivação da matrícula.

*Curso com a carga horária de 6h/a

 

Parte 1: Apresentando o tema

Nesta aula inaugural, professora Maria Elisa apresenta o tema e os motivos de se pensar em comportamento. Discute brevemente porque pensamos neste curso e o que esperamos dele. 


Parte 2: Caracterização e conceituação dos TEA

Quais são os comportamentos e sintomas dos TEA diante do que expõe os manuais de diagnóstico? O que podemos falar sobre a variabilidade entre pessoas com TEA?

 

Parte 3: A literatura olhando para os desafios comportamentais

O que diferencia a forma de entendimento e responder dessas pessoas x pessoas sem TEA? Nessa aula, conversamos sobre alguns estudos que nos ajudam a entender aquilo que observamos no dia a dia.

 

Parte 4:  Intervenções comportamentais

Nessa aula, analisamos as propostas para intervenções comportamentais e discutimos 

 

Parte 5: Prioridades comportamentais nos TEA

Nessa aula, conversaremos sobre os obstáculos às intervenções e as suas prioridades. O que parece ser mais importante pensar sobre isso?

 

Parte 6: Analisando as contribuições dos princípios baseados em ABA e TEACCH®

Discussão do que temos sobre as Práticas Baseadas em Evidência e quais as sobreposições entre o que propõe a Análise do Comportamento e as práticas baseadas no modelo TEACCH®. Vamos entender essas relações?

 

 

  • Caracterização e identificação dos problemas comportamentais nos T.E.A6 horas
  • Introdução ao tema - Caracterização e identificação dos problemas comportamentais nos TEA
  • Materiais Complementares
  • Parte 1: Apresentando o tema
  • Parte 2: Caracterização e conceituação dos TEA
  • Parte 3: A literatura olhando para os desafios comportamentais
  • Parte 4: Intervenções comportamentais
  • Parte 5: Prioridades comportamentais nos TEA
  • Parte 6: Analisando as contribuições dos princípios baseados em ABA e TEACCH®

MARIA ELISA GRANCHI FONSECA