Conceitos básicos para a intervenção de pessoas autistas baseados no Programa TEACCH®

O curso "Conceitos básicos para a intervenção de pessoas autistas baseados no Programa TEACCH®" ficará disponível para acesso durante 45 dias a partir da efetivação da matrícula.

*Curso com a carga horária de 20h/a

 

 

O atendimento da pessoa com T.E.A baseado na fundamentação TEACCH®: considerações fundamentais para o entendimento

 

Parte 1: Apresentando o tema

Nessa primeira aula, profa.  Maria Elisa fala sobre a evolução do conceito e a evolução de autismo, focando no objeto de estudo do ensino estruturado.

 

Parte 2: TEACCH® para quem?

Aqui voce vai aprender sobre os fundamentos do Modelo TEACCH® se conectando com o que a literatura fala sobre os critérios diagnósticos do autismo, especialmente a perspectiva do DSM-5.

 

Parte 3: Como as pessoas com TEA pensam?

A parte 3 se preocupa em apresentar o conceito de ESTILO DE APRENDIZAGEM e ESTILO COGNITIVO, mostrando quais são as características que precisam ser consideradas, pontos fortes e fraquezas no TEA.

 

Parte 4: Fundamentos do Ensino Estruturado I

Na aula 4 serão apresentados os princípios do Ensino Estruturado, criando um cenário que vai analisar a proposta maior em conexão com o uso de sistemas visuais.

 

Parte 5: Fundamentos do Ensino Estruturado II

Quais são as metas e objetivos do Ensino Estruturado? O que se considera? Qual a atual concepção de ensino com estrutura? Na aula 5 serão analisadas essas considerações.

 

Parte 6: Valores do Ensino Estruturado

A parte 6 vai trabalhar a ideia de ensino com estrutura a partir dos valores maiores para a pessoa com TEA, com base nas limitações das técnicas de ensino tradicionais.

 

Parte 7: Estrutura física

De acordo com o principio da Pirâmide TEACCH®, a aula 7 irá analisar as condições do ambiente físico como apoio ao individuo autista dentro dessa perspectiva

 

Parte 8: Programadores visuais/agendas

Nessa aula você vai entender o papel dos programadores visuais de rotina (agendas) e os benefícios para a pessoa com autismo.

 

Parte 9: Sistemas de Trabalho

Sistemas de trabalho são formas organizadas de programar eventos e mostrar o que poderá ser feito. Nessa aula, voce vai entender a diferença entre sistema de trabalho e agendas.

 

Parte 10: Materiais Estruturados

Continuando com a análise do conceito de Pirâmide, nessa aula serão apresentados os conceitos mais importantes relacionados ao material estruturado.

 

Parte 11: Práticas baseadas em evidência e TEACCH®

Entender quais são as práticas baseadas em evidência que são incorporadas ao modelo do ensino estruturado traz a garantia de fidedignidade em sua aplicação e confirma a cientificidade de seus recursos.

 

Parte 12: Sugestões de recursos usando estrutura

Preparamos para voce alguns modelos que podem ajudar a exemplificar todo conteúdo teórico visto no curso. Aproveitem!

 

  • Conceitos básicos para a intervenção de pessoas autistas baseados no Programa TEACCH®20 horas
  • Parte 1 - Introdução ao tema: Conceitos básicos para a intervenção de pessoas autistas baseados no Programa TEACCH®
  • Parte 2: TEACCH® para quem?
  • Parte 3: Como as pessoas com TEA pensam?
  • Parte 4: Fundamentos do Ensino Estruturado I
  • Parte 5: Fundamentos do Ensino Estruturado II
  • Parte 6: Valores do Ensino Estruturado
  • Parte 7: Estrutura física
  • Parte 8: Programadores visuais/agendas
  • Parte 9: Sistemas de Trabalho
  • Parte 10: Materiais Estruturados
  • Parte 11: Práticas baseadas em evidência e TEACCH®
  • Parte 12: Sugestões de recursos usando estrutura
  • Materiais Complementares

MARIA ELISA GRANCHI FONSECA