Materiais Estruturados para pessoas com TEA

O curso "Materiais Estruturados para pessoas com TEA" ficará disponível para acesso durante 60 dias a partir da efetivação da matrícula.

*Curso com a carga horária de 20h/a

**Os 60 dias só começam a ser contados a partir do dia 27/09 para os alunos que compraram na pré-venda.

 

Parte 1

  • Apresentação do curso e dos professores; Pra quem são os materiais estruturados?
  • Caracterização da clientela – Estilo cognitivo 1

Nessa aula, o curso será apresentado ao público, apresentando as primeiras considerações sobre a caracterização do TEA.

 

Parte 2

  • Caracterização da clientela – estilo cognitivo 2

Na aula 2 o aluno será levado a entender o estilo cognitivo no TEA a partir dos comportamentos observáveis.

 

Parte 3

  • Protocolo de registro e análise do estilo cognitivo.

Conheça uma forma de registrar e pontuar as suas observações sobre “estilo cognitivo”.

 

Parte 4

  • Por que a pessoa com autismo precisa de estrutura?

A aula 4 preocupa-se em demonstrar as necessidades que a pessoa autista tem, voltando atenção para o uso da estrutura.

 

Parte 5

  • Suportes visuais para o sucesso instrucional.

Descrição sobre a importância dos suportes visuais e recursos estruturados no TEA.

 

Parte 6

  • Suportes visuais para o sucesso instrucional.

Complementação da aula anterior: descrição sobre a importância dos suportes visuais e recursos estruturados no TEA.

 

Parte 7

  • Protocolo de registro e análise do uso da estrutura

Conheça uma forma de registrar e pontuar as suas observações sobre “uso da estrutura”.

 

Parte 8

  • Desenvolvendo habilidades e a apresentação do material.

Quais são as habilidades importantes e pivotais relacionadas com a apresentação do material? O que temos que olhar? Qual a fundamentação que apoia a apresentação de um material?

 

Parte 9

  • O que é material estruturado? Características e componentes do material estruturado.

Nessa aula você irá aprender o conceito, definição e aplicação de material estruturado.

 

Parte 10

  • O que é material estruturado? Características e componentes do material estruturado.

Complementação da aula anterior: o conceito, definição e aplicação de material estruturado.

 

Parte 11

  • Os níveis de habilidades segundo Fonseca e Ciola (2014) 1

Discussão sobre os níveis de habilidades propostos por Fonseca e Ciola (2014)

 

Parte 12

  • Os níveis de habilidades segundo Fonseca e Ciola (2014) 2

Discussão sobre os níveis de habilidades propostos por Fonseca e Ciola (2014)

 

Parte 13

  • Avaliação de habilidades.

Considerações sobre levantar o nível da pessoa por meio da observação informal.

 

Parte 14

  • Seleção de materiais.

A aula 14 discute a seleção de materiais e os cuidados com a utilização e manuseio.

 

Parte 15

  • Colocando atenção na construção, materiais e elenco dos objetivos.

Momento para entendimento de como conectamos os níveis com objetivos e materiais.

 

Parte 16

  • Como promover Flexibilização e Generalização – aspectos fundamentais.

A aula 16 fala sobre a importância da flexibilização e as oportunidades de generalização.

 

Parte 17

  • Procedimentos de ensino e materiais estruturados.

Como ensinar? Apresentar o material não é suficiente. Entenda isso na aula 17.

 

Parte 18

  • Protocolos de monitoramento, estrutura, execução e mudança de nível.

Sugestões de protocolos de registro.

 

Parte 19

  • Alguns exemplos de materiais.

Veja algumas possibilidades de materiais, separados por níveis e objetivos.

 

Parte 20

  • Considerações finais.

Concluindo e levantando pontos de discussão.

  • Materiais Estruturados para pessoas com TEA - AULAS
  • Materiais Complementares

MARIA ELISA GRANCHI FONSECA